segunda-feira, 8 de junho de 2009

Mais um na multidão

Alison Pitangueira

O filme “Olga”, de Jayme Monjardim, é mais uma superprodução baseada nos roteiros de Hollywood e da Rede Globo, o que , fatalmente, é garantia de sucesso. Nos ingredientes dessa receita estão atores famosos (no caso do Brasil, com destaque em novelas globais), mulheres bonitas (e, se possível, com partes íntimas à mostra) e, obviamente, uma boa dose de “romance no ar”, como se observa claramente no filme.
Baseado no livro homônimo de Fernando morais, “Olga” narra a história da judia alemã que, desde jovem, se engajou no movimento comunista. Após fugir da Alemanha nazista, perseguida pela polícia, e passar por Moscou, berço do comunismo, ela é encarregada de viajar ao Brasil, fazendo a segurança do líder da “Coluna Prestes”, Luís Carlos Prestes. O relacionamento afetivo dos dois começa nessa viagem.
Pronto! Era o que qualquer roteirista e diretor de filme hollywoodiano/global precisava. Nesse momento, no filme de Monjardim, é dado grande destaque ao romance do casal, passando pela investida de Prestes, o jeito “durão” de Olga, até que, finalmente, os dois “cederam ao amor”. Ah! Para completar esta “maravilhosa” cena, a câmera foca em Camila Morgado (Olga), semi-nua, para quem quisesse ver. Enfim, além de não trazer nenhuma novidade para quem leu o livro de Morais, o filme deixa a real história de Olga Benario Prestes, a luta por um mundo mais justo, em segundo plano, para destacar, em primeiríssimo plano, o romance de Olga com Prestes.
Além disso, para completar a “receita” de sucesso do filme, seu elenco contou com atores de primeira, ou melhor, de novelas da Globo. Além de Morgado, já citada, também atuaram Caco Ciocler (luís Carlos Prestes), Fernanda Montenegro (Dona Leocádia Prestes), Osmar Prado (Getúlio Vargas), dentre outros.
Um ponto positivo, trazido pelo filme, é a revelação, para o grande público, de quem foi Olga Benario, mulher guerreira que lutou até o fim por seus ideais. Como no Brasil, o cinema tem maior alcance que a literatura, o filme trouxe à tona uma grande história, mesmo que esta tenha ficado em segundo plano.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial